Lançamento da Semana Nacional de Trânsito (SNT)

Campanha SOS VIDA participará das atividades na SNT.

IMG_0282

Na manhã de hoje (17), aconteceu no Salão de Atos do Palácio dos Leões. A cerimônia foi presidida pelo Secretário de Estado de Segurança Pública, Sr. Jefferson Miller Portela e Silva, que apresentou a campanha informando às ações que serão realizadas pelo Governo do Estado e seus parceiros no período de 18 a 25 de setembro, na capital e em outros 60 municípios do Maranhão.

A SNT acontece de acordo com a Lei Federal 9.526, que determina a realização do evento. O tema deste ano é “Seja você a mudança no trânsito” foi escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CNT) e deverá ser executado durante o ano todo pelos órgãos competentes.

“Várias ações serão realizadas a fim de conscientizar motoristas e pedestres a evitar acidentes. As atividades serão coordenadas por diversas instituições, entre elas a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o Conselho Estadual de Trânsito, Detran-MA, Secretaria de Estado da Saúde (SES), Polícia Rodoviária Federal, Unipas, SMTT, SOS VIDA da Maçonaria do Maranhão entre outras”, afirmou o Secretário Jefferson Portela.

Dentre as atividades a serem desenvolvidas estão: caminhadas, abordagens educativas em bares, ações educativas no acesso às praias e balneários, ações de estimulo ao uso de faixas de pedestres, Operação lei seca em São Luís, ações educativas em avenidas de grande circulação e em Terminais de ônibus, seminários de sensibilização e abordagens educativas para motociclistas.

Para reduzir acidentes no estado, o Governo do Maranhão já lançou uma série de programas que incentivam a regularização da documentação dos veículos e a habilitação dos condutores. Um deles é o ‘Moto Legal’, que isenta os proprietários de motocicletas com valor venal de até R$ 10 mil do pagamento de IPVA atrasados, ou do primeiro IPVA, para motos novas, desde que o condutor seja habilitado e comprove que possui capacete; o CNH Jovem que arca com os custos da primeira habilitação para jovens estudantes de escolas públicas; o CNH Rural que, no mesmo modelo do CNH Jovem, isenta trabalhadores rurais que comprovem baixa renda dos custos para emissão da primeira habilitação. Além dos programas que incentivam a habilitação dos condutores, o Governo do Estado intensificou a fiscalização da Lei Seca na capital e nas maiores cidades do interior do Maranhão.

IMG_0279 IMG_0300

De acordo com o diretor do geral do Departamento Nacional de Trânsito do Estado do Maranhão, Sr. Antônio de Jesus Leitão Nunes, este é um momento no ano que tem o objetivo de levar a sociedade a refletir sobre o grande número de acidentes de trânsito, problema que afeta a todos independentemente de faixa etária ou classe social.

“Durante a Semana estaremos intensificando as ações educativas para conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância de se criar um ambiente favorável à valorização da vida. Nossas atividades estão focadas para a mudança de comportamento de todos os atores do trânsito, entre pedestres, ciclistas, passageiros, condutores e motociclistas como ação primordial para a redução de acidentes”, afirmou Antônio Nunes, diretor geral do Detran-MA.

No Maranhão, é alto o número de acidentes com motociclistas, segundo dados do Sistema de Informação sobre mortalidade (SIM/SES), foram registrados 1.417 óbitos nos 16 municípios maranhenses mais populosos, entre os anos de 2011 e 2014. Em todo o Estado foram 2.535 motociclistas vítimas do trânsito no mesmo período.

Segundo o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Marcos Pacheco, no ano de 2013, houve 5.020 internações por acidentes de trânsito no Maranhão; o que custou R$ 3,6 milhões aos cofres públicos, de acordo com o Ministério da Saúde, motivo pelo qual a importância de realizar a ações previstas de forma que promovam a educação no trânsito.

Segundo o coordenador geral da SOS VIDA, Sr. Lourival da Cunha Souza, “com pequenas mudanças de postura no transito podemos salvar muitas vidas através do desenvolvimento de projetos educativos, visando estimular o respeito entre condutores e pedestres com abordagem lúdicas e educativas no trânsito”.

Informou ainda, que um dos focos dessa ação é o motociclista, principal agente vulnerável a acidentes de trânsito, motivo pelo qual este ano foi incluído na programação da SNT a efetivação da Campanha Educativa de Motociclistas, em parceria com concessionárias de motos e auto escolas, que acontecerá no dia 23 de setembro (quarta-feira), no auditório da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão (GLEMA).

IMG_0289 IMG_0304

IMG_0277 IMG_0276

IMG_0309

    Publicado em 17/09/2015 - fonte: CONTEUDO Assessoria de Comunicação